"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



sexta-feira, 18 de abril de 2014

Projeto: Os Animais - Tema: “Meu amigo bicho e eu”







Justificativa
 Os animais estão presentes na vida das crianças de maneira significativa, seja em desenhos, historias, mas também como animais de estimação, e por causa disso possuem um importante caráter de identificação pessoal e social.  Os animais despertam o interesse natural das crianças, em geral, contam com várias informações relativas a ele. 
É desta forma que percebemos que tudo o que fazemos interfere no meio ambiente, desde o que comemos o que vestimos, onde moramos como nos relacionamos com plantas, animais e com os outros. É preciso entender a importância do meio em nossa vida. Por esta razão A total importância de se trabalhar este projeto.
 A utilização de fotos será amplamente aproveitada, pois este recurso visual promoverá situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorecendo as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e conseqüentemente, de si. 
“A interação que faz parte da vida social das crianças constitui-se em um conjunto de fenômeno naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.” (RCNEI vol.3)
Como integrante de um mundo sociocultural onde há singularidades, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetivos e representações sobre as diversidades de temas inseridos na vida cotidiana construindo um conjunto de conhecimentos ampliando experiências sobre o mundo que cerca neste ciclo há o despertar de interesses.
“A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade.” (LDB 1996)
O projeto animais que tem como tema “meu amigo bicho e eu” visa acrescentar novas vivências sociais, possibilitando o conhecimento sobre os animais, seu habitat, suas características, alimentação, etc.
Objetivo
O objetivo principal do projeto será de proporcionar aos alunos a compreensão sobre a importância dos animais, os cuidados básicos dispensados para a sua sobrevivência, bem como a valorização e preservação do meio ambiente.
Meta
Elaborar e estabelecer conceitos básicos da preservação e consciência ecológica e respeito à natureza e animais.
Metodologia:
Através: da hora do conto; pesquisa da sua história de vida junto à família; rodas de Conversa; atividades gráficas, artísticas e motoras; construção com sucata; desenho Infantil livre e dirigido; colagem; músicas; brincadeiras; dobraduras, filmes, passeios, etc., desenvolver atividades onde a criança realizará em sala e extra-sala, experiências, as quais poderão mostrar a importância e benefícios que os animais possuem em nossas vidas com a ajuda também de profissionais que atuam na área.  
Um passeio ao Zoológico, lugares similares ou trazer animais para dentro da escola será de importância para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o assunto.
Avaliação:
A avaliação deverá ser continua, o que acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto através das observações e registros realizados pelas professoras levando em conta a participação, interesse, entusiasmo, resoluções de propostas, sendo satisfatória quando a medida que os alunos ampliarem seus conhecimentos.
Referências Bibliograficas: 
Internet
Referência Curricular Nacional
BARRO, Carlos. Ciência Meio Ambiente, programas de saúde, ecologia. S.P., 1997.




Nenhum comentário:

Postar um comentário